segunda-feira, 10 de maio de 2010

Desculpem, mas nao resisti...

...à possibilidade que era oferecida de postar estas breves e profundas palavras, tal como transcritas por um jornalista cruel, implacável, talvez vingativo, mas sempre certeiro e com comentários precisos, diretos ao alvo.
Acho que em todo caso o alvo se presta, se oferece, eu diria, para esse tipo de comentário. Não precisava dizer essas coisas assim com tanta convicção...
Paulo Roberto de Almeida

MINHA NOSSA SENHORA DE FORMA GERAL!!!
Reinaldo Azevedo, 9 de maio de 2010

Três perguntas e três respostas da entrevista da pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff à revista IstoÉ. Volto em seguida:

A sra. é católica?
Sou. Quer dizer, sou antes de tudo cristã. Num segundo momento sou católica. Tive minha formação no Colégio Sion.
(…)
A sra. cederia a possibilidade de uma reeleição para o presidente Lula, no caso de ele querer se candidatar em 2014?
Ele já me disse para não responder a essa pergunta.

Até quando a sra. vai obedecer cegamente o que ele manda?
Lula não exige obediências cegas.


Comento (RA)
Só mesmo apelando à Nossa Senhora de Forma Geral, padroeira dos que, não tendo nada a dizer, precisam afetar profundidade. Indagada dia desses se acreditava em Deus, Dilma tergiversou um pouco e disse crer numa “força superior”. Bem, eu também creio em forças superiores, especialmente aquelas alheias à minha vontade — e tenho a certeza de que não são Deus. Creio, por exemplo, na Lei da Gravidade. É ou não é “superior”? O quadrado da hipotenusa ser igual à soma dos quadrados dos catetos também está superiormente estabelecido.

Conhecem-se católicos de muitos tipos, ligados às mais diversas correntes. O “Catolicismo de Segundo Momento” é uma inovação ou um achado sócio-teológico que requer descrição e estudo. Talvez seja aquele que só existe em períodos pré-eleitorais, quando candidatos visitam igrejas, grupos religiosos, persignam-se…

Numa outra entrevista, Dilma já disse que reza quando o avião balança. Compreendo. “Primus in orbe deos fecit timor”. “Foi o medo que primeiro fez os deuses”, escreveu Estácio. Dada a relação estabelecida pela companheira, a progressiva segurança nos vôos tende a levar Deus à irrelevância.

Quanto às duas outras respostas, dizer o quê? Orar para a Santa da Retórica Desamparada. Lula faz até o elenco das perguntas que Dilma não deve responder. Se, como ela diz, o presidente não exige obediências cegas, então a cegueira lhe é oferecida de bom grado.

Que coisa espantosa! Nunca antes da história das eleições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário