segunda-feira, 10 de maio de 2010

Entrevista de Lula a El Pais

A arrogância e a suficiência não costumam combinar com um eleitorado educado, ainda que possam se acomodar com um eleitorado "rústico". "Eu não vejo a possibilidade de perdermos as eleições", pode ser a marca dessa arrogância típica de que se sente acima e além do tempo histórico, e deste mundo em que vivemos...
O inacreditável, também, é ele se apropriar da política econômica anterior, achar que é sua, e pretender que ninguém pode mudar, como se ele fosse o distribuidor onipotente e onisciente da boa palavra e o garantidor de algo que pretendeu destruir antes de ser presidente.
É o que se chama de desonestidade intelectual, embora essa última palavra não combine com o quadro em questão...
Paulo Roberto de Almeida

Lula diz que não há espaço para mudanças
Valor Econômico, 10/05/2010

De São Paulo - Em entrevista publicada ontem pelo jornal espanhol "El País", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse não acreditar na possibilidade de que a ex-ministra Dilma Rousseff, que ele indicou como candidata do PT à sua sucessão, sofra uma derrota nas eleições de outubro. "Eu não vejo a possibilidade de perdermos as eleições", afirmou o presidente.

Lula disse também que seu sucessor não terá espaço para promover mudanças significativas na política econômica essencialmente conservadora que ele adotou em seus dois mandatos. "Ganhe quem ganhar, ninguém fará nenhum absurdo", declarou o presidente. "O povo quer seguir caminhando e não voltar atrás."

Lula defendeu as realizações de seu governo e a maneira como reagiu à fase mais aguda da crise econômica mundial no ano passado. "Se o Brasil mantiver nos próximos cinco anos a seriedade nas políticas fiscal e monetária, nos investimentos e no controle da inflação, tem tudo para se transformar numa potência respeitada no mundo", afirmou.

Ao falar sobre o que planeja fazer depois que deixar a Presidência, o presidente sugeriu que poderá se afastar do debate político nacional para não atrapalhar o sucessor. "O melhor serviço que um ex-presidente da República pode prestar é ficar calado, deixar quem ganhar as eleições governar e permanecer em silêncio", afirmou Lula na entrevista.

É exatamente o contrário do que o presidente prometeu fazer há uma semana, quando fez um discurso inflamado num evento organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para comemorar o dia 1º de maio e ameaçou voltar aos palanques das centrais sindicais no ano que vem para atacar o próximo presidente. "Se for alguém ruim, a gente vem aqui meter o pau", disse Lula aos sindicalistas. "Se for alguém bom, a gente vem aqui ajudar e aplaudir."

Um comentário:

  1. Vejo a falta de ética existente em nossa sociedade e como isso é plenamente aceito quando ñ observamos uma solução..**obs uma solução individual..é isso que ocorre com o brasileiro, coletividade para construir um novo Brasil a persuasão sempre presente em minha vida para almejar meus objetivos, manter contatos e sobreviver até mesmo que isso ocorra involuntariamente segue estes princípios, o que nos resta é esta coletividade, é preciso construir um Brasil mas solido uma nação de verdade, esquecer as diferenças e optarmos pelo que realmente queremos, uma real democracia, porque explanar lindas palavras em anos de eleição que casam com a o ano de Copa que na mais nada menos tapam nosso olhos nossos olhos pelo paixão, o mundo da voltas porem sempre volta ao mesmo lugar já vi falar sobre “pão e circo” a base do governos de Roma e a nossa base ...cadê o patriotismo nos outros 3 anos onde as crianças continuam com fome, onde as famílias carente precisam de ajuda? cadê a o apoio a integração...é preciso um líder alguém que realmente faça deste Brasil um lugar de ORDEM E PROGRESSO! um líder que pense no coletivo e no Brasil, pois temos potencial..precisamos melhor extrair nosso valor.
    e que esse Brasil de hoje que vive do populismo de LULA que maquia nosso mundo seja abolido, pq é muito bom dizer que fez, mas o que ele deixou p/ traz..ñ vou descaracterizar o papel de nosso Presidente no entanto ele envolveu a sociedade como tantos outros..afim de prestar o bem do seu partido e pessoal, pq sempre aquele que passa a mão na cabeça ñ é o melhor e sim aquele que ñ tem tempo de ensinar e dar maios esforço para o que é necessário o Brasil precisa de educação....para construir uma base solida de futuro, e infelizmente é deprimente viver no Brasil corrupto e sem união social..prefiro viver em uma Grécia quebrada que luta pela ação conjunta do bem social do que uma alegria imbecil em um lugar de farra política.!

    ResponderExcluir