sábado, 8 de maio de 2010

A pergunta de uma jovem estudante sobre participacao eleitoral, e a minha resposta...

Recebi, de uma estudante a seguinte pergunta:


On May 9, 2010, at 3:05 AM, A..... O........ wrote:

Olá Paulo, sou estudante e estava fazendo uma pesquisa e encontrei seu Blog sobre eleições presidenciais 2010 que me ajudou muito. Gostaria de saber de você a opinião sobre uma questão que logo irei estudar, Se o jovem perdeu o interesse pela participação eleitoral. O que acha?
Tenha um ótimo fim de semana.
Obrigada :D

Minha resposta:

A.......,
Existem todos os tipos de jovens. Os muito estudiosos, como voce parece ser, e aqueles que nao gostam de estudar. Existem os que se interessam por politica, por curiosidade intelectual, aqueles que gostariam de melhorar o pais e a sociedade, e acreditam, corretamente, que a politica é a via mais apropriada para isso (em lugar de fazer revolucao, como acreditamos no passado), e existem tambem aqueles que querem ver na politica uma maneira de ganhar dinheiro, de ficar rico, sem precisar trabalhar em profissoes "normais".
Enfim, nao apenas jovens, existem todos os tipos de pessoas que tem opinioes diversas sobre a politica.
Eleicao é parte da politica, e é um exercício de direito cidadao, no Brasil uma obrigacao tambem, pois o voto é obrigatorio, como se fossemos um bando de carneiros, que tem de seguir ordens superiores.
Parto do principio de que o voto teria de ser livre, apenas um direito, nao uma obrigacao, mas infelizmente nao é assim, inclusive porque os politicos sabem que se for livre, mais da metade, talvez, da populacao nao vai votar, por desinteresse, por nojo, por preguica.
De fato, a politica no Brasil de hoje nos dá essa sensaçao de nojo, dada a sucessao de escandalos no Parlamento, os milhoes gastos com privilegios e inutilidades. Os politicos sao, em sua grande maioria, mediocres e oportunistas.
É natural, nessas condicoes, que nao apenas os jovens, mas a populacao em geral, se desinteresse das eleicoes, que considere todos os politicos ladroes, indignos de receber os seus votos.
E no entanto, esse seria um erro, pois se o jovem se abstem de votar, ai sim estaria colaborando, involuntariamente, a que os oportunistas, os ladroes, os incompetentes, mas dotrados de recursos, consigam se eleger, no lugar dos melhores preparados ou dotados de boas intencoes para com a politica (porque tambem os ha), na medida em que os desonestos ricos por sair por ai comprando votos, prometendo maravilhas para pessoas pouco educadas e tudo o que sabemos.
Os jovens portanto devem participar da politica e das eleicoes, mas devem em primeiro lugar se informar melhor, separar o bom do mau candidato, o honesto do ladrao, o demagogo do sincero e assim por diante.
Isso se adquire pela informacao de boa qualidade, pelo estudo das propostas, pelo conhecimento dos problemas do pais.
Seja uma jovem consciente e expresse sua opiniao de modo claro e dirigido para a melhoria do pais.
Cordialmente,
------------------------------
Paulo Roberto Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário