sábado, 14 de agosto de 2010

Pesquisa eleitoral: Dilma passa Serra

Dilma passa Serra em Minas; tucano só lidera no Sul
Uirá Machado
Folha de S.Paulo, 14.08.2010

Petista cresce também nos outros 6 Estados pesquisados; no Rio, vantagem de ex-ministra sobe 10 pontos

São Paulo - Dilma Rousseff (PT) cresceu em todos o Estados pesquisados pelo Datafolha, passou José Serra (PSDB) em Minas Gerais e agora lidera nas regiões Nordeste e Sudeste. O tucano mantém a dianteira no Sul do país.
No levantamento anterior, feito de 20 a 23 de julho, o Sudeste estava dividido entre Dilma e Serra, com um Estado para cada um e Minas Gerais rachado entre os dois.
Agora, Dilma não só aumentou em dez pontos sua vantagem no Rio de Janeiro mas também é a mais votada entre os mineiros.
Dilma tem 41% das intenções de voto em Minas, contra 34% de Serra (estava 35% a 38%, respectivamente). O Estado é o segundo maior colégio eleitoral do país.
No Rio, terceiro colégio, onde Dilma tem 41% de intenção de voto, Serra aparece com 25% e já vê Marina Silva (PV) se aproximar, com 15%.
Em São Paulo, que concentra 30 milhões de eleitores (22% do eleitorado), Serra mantém a ponta, mas viu sua vantagem cair sete pontos.
O melhor desempenho de Dilma continua sendo em Pernambuco, onde ela também apresenta seu maior crescimento. A vantagem da petista sobre Serra entre os pernambucanos, que era de 15 pontos, agora é de 33. O Estado tem 6,3% do eleitorado.
O segundo maior crescimento de Dilma se deu na Bahia, quarto maior colégio eleitoral. A petista acrescentou 11 pontos à sua vantagem sobre Serra e agora tem 48% de intenção de voto entre os baianos, e o tucano, 26%.
Na região Sul do país, porto seguro de Serra, Dilma também cresceu, mas o tucano mantém a preferência entre gaúchos e paranaenses.
No Rio Grande do Sul, com 8,1 milhões de eleitores, Serra tem 43% de intenção de voto, e Dilma, 35%. A vantagem tucana, que era de 12 pontos, caiu para 8.
No Paraná, onde Serra tinha a maior vantagem no levantamento anterior (15 pontos), a distância também encurtou. Agora o tucano está sete pontos à frente de Dilma.

4 comentários:

  1. Prezado Paulo Roberto Almeida, é uma satisfação poder acompanhar seu blog. Se informar melhor sobre as eleições deste ano ajuda na decisão de responsabilidade em escolher e votar em um candidato. Obrigada pela contribuição, estou lhe "seguindo"!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo. Descobri seu blog e, como sou aficcionado por política, estou seguindo-o. Sou professor e Jornalista e trabalho com pesquisas na área de comunicação e política.
    Realmente, quando assisti à entrevista de Dilma pensei que Bonner e Fátima haviam sido tendenciosos e explorado apenas os pontos fracos da candidata. Porém, quando assisti às outras, vi que eles exploraram as fraquezas, mas dos outros candidatos também.
    Achei que foram péssimos entrevistadores. Se os candidato têm 12 minutos, não é necessário ficar interrompendo o tempo todo, como fizeram.
    Quanto à questão do mensalão, realmente não exploraram ao entrevistar Dilma e foram tratar do assunto com Marina Silva.
    Eu penso que Dilma conseguiu se sair bem das "armadilhas" da entrevista. Não gostei da de Marina, porque ela faz questão de centralizar sempre no meio-ambiente e não procura demonstrar conhecimentos mais profundos em outros assuntos. Quanto ao Serra, acho que se saiu bem também, porém essa estratégia passiva me parece não estar funcionando. Acho que se ele quuiser melhorar seu desempenho, têm que tocar em algumas feridas de seu partido rival.

    Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. TODAS AS INTREVISTA FEITA COM CANDIDATO TEM LOGICA EM FAZER UM .. TENDENCIA DO CANDIDATO DEPOIS DO LULA TODOS TEM ESTA TENDENCIAS EM OLHAR O CANDIDATO OLHANDO PARA O LULA padrejoao1946@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  4. PREZADO PAULO ROBERTO ALMEIDA,SUAS RESPOSTAS ME AJUDARAM MUITO EM MEU TRABALHO DE HISTORIA!

    ResponderExcluir