quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Injustica Eleitoral: o olhar torto da tal de Justica Eleitoral

134 milhões ou apenas 7?
Reinaldo Azevedo, 4.08.2010

Um dos textos que escrevi na madrugada de ontem começava assim:
“O petismo só triunfa e tem triunfado porque seus advogados e procuradores na imprensa submetem a política ao que chamo “obscurantismo das luzes”. (…) O mais espantoso é que a reação dos petistas (…) é especialmente virulenta quando se atribui ao partido o que ele realmente pensa e faz. Notem que raramente gritam: “Isso é mentira!” Preferem o tom de denúncia: “Os reacionários estão nos perseguindo!”

Pois é…

No mundo democrático, as eleições servem para que os postulantes sejam confrontados com as verdades dos adversários e com as suas próprias verdades. E qualquer decisão oficial que lembre ou cheire a censura é, evidentemente, impensável. Por aqui, as coisas parecem tomar outro rumo. Por aqui, lembrar a trajetória de um partido e de um governo, suas escolhas, seus vínculos ideológicos, suas afinidades eletivas caminha para o terreno do crime. Mais um pouco, e o sonho petista — expresso na Conferência de Comunicação, no Programa Nacional (Socialista) dos Direitos Humanos e num encontro aí financiado por estatais — vai acabar se cumprindo: uma espécie de “Tribunal da Mídia” vai decidir o que pode e o que não pode ser publicado.

Talvez eu deva pedir o concurso dos ministros do TSE para me instruir no exercício da escrita e na lida com o vocabulário — já que o Houaiss e o Aurélião, suponho, caminham para a obsolescência. Depois da judicialização das eleições, chegaremos à judicialização do dicionário — que é, convenham, aonde chegam as tiranias.

1 - Irã
Se eu escrever que o governo do PT mantém vínculos especiais com um governo que financia o terrorismo em três países — como é o caso do iraniano —, estou (pode-se assinalar mais de uma alternativa:alternativa):
( ) falando a verdade;
( ) fazendo uma calúnia;
( ) exercendo um direito garantido pelo Artigo 5º da Constituição;
( ) cometendo crime eleitoral;
( ) sendo indelicado com os petistas.

O Houaiss oferece sinônimos para “vínculo” — entre eles, “liame”, “relação”, “relacionamento”. Tendo a achar que Lula mantém “relação”, “relacionamento”, com Ahmadinejad, que, inequivocamente, financia o terrorismo no Líbano, no Iraque e nos territórios palestinos, o que é reconhecido até por Mahmoud Abbas. E dizer que o governo petista mantém “vínculos” com um líder abertamente anti-semita? Posso ou não? Ou será que o tribunal pretende que eu tenha com a reputação do PT o cuidado que o próprio PT não tem?

2 - Narcotráfico da Bolívia
Se eu escrever que o governo do PT mantém vínculos especiais com um governo conivente com o narcotráfico — como é o caso do boliviano — estou (pode-se assinalar mais de uma alternativa):
( ) falando a verdade;
( ) fazendo uma calúnia;
( ) exercendo um direito garantido pelo Artigo 5º da Constituição;
( ) cometendo crime eleitoral;
( ) sendo indelicado com os petistas.

O Houaiss etc… (não vou repetir). Acho que o financiamento do BNDES para Evo fazer uma estrada que só serve ao escoamento da produção de folha de coca caracteriza “vínculo especial”. Acho que a facilidade com o que Lula entregou uma unidade da Petrobras a seu “querido” amigo é outra evidência dessa proximidade. Creio ainda que o comprovado crescimento da produção e do refino de coca naquele país, que o incentivo de Evo a novos campos de produção na fronteira com o Brasil e que o fato de quase 80% da cocaína consumida por aqui vir das terras do indígena de araque sejam evidências da conivência daquele governo com o narcotráfico. Talvez o TSE não goste da palavra “vínculo”. Se eu escrever que o PT é simpático a um governo conivente com o narcotráfico, melhora ou piora?
Ou será que o tribunal pretende que eu tenha com a reputação do PT o cuidado que o próprio partido não tem?

3 - Tortura e morte
Se eu escrever que os petistas mantêm vínculos especiais com um governo que tortura e mata seus opositores nas masmorras — como é o caso do governo cubano (e também iraniano, claro…) —-, estou (pode-se assinalar mais de uma alternativa):
( ) falando a verdade;
( ) fazendo uma calúnia;
( ) exercendo um direito garantido pelo Artigo 5º da Constituição;
( ) cometendo crime eleitoral;
( ) sendo indelicado com os petistas.

O Houaiss etc… Ainda ontem, publiquei as fotos de dois momentos na vida do dissidente cubano Ariel Sigler Amaya (vejam abaixo). As masmorras dos irmãos Castro o transformaram num farrapo. As relações especiais dos petistas com os facinorosos são dadas pela história. Eu poderia dizer, por exemplo, que Lula fundou um foro internacional, o de São Paulo, em parceria com um assassino em massa — no caso, Fidel. Sim, eu sei: há quem ache que ser responsável pela morte de 100 mil pessoas não é suficiente para merecer tal epíteto… É que a morte de um único homem já me choca, no meu conservadorismo atroz.
Ou será que o tribunal pretende que eu tenha com a reputação do PT o cuidado que o próprio partido não tem?

4 - Farc
Se eu escrever que os petistas mantêm vínculos com as Farc e que as Farc se dedicam ao narcoterrorismo, estou (pode-se assinalar mais de uma alternativa):
( ) falando a verdade;
( ) fazendo uma calúnia;
( ) exercendo um direito garantido pelo Artigo 5º da Constituição;
( ) cometendo crime eleitoral;
( ) sendo indelicado com os petistas.

Vínculo? O Houaiss etc e tal… De fato, não creio que o tribunal tenha alguma dúvida sobre o caráter das Farc. Ou tem? Não, o tal advogado do PT está errado. Elas não são como os nossos favelados, onde há gente boa e gente bandida — como há em qualquer lugar, rico ou pobre. As Farc são compostas apenas de bandidos, de narcoterroristas. E chamo de “vínculo” — ou “liame, relação, relacionamento”:
a - a convivência pregressa do partido com o grupo no Foro de São Paulo;
b - a reunião havida entre petistas e membros das Farc numa chácara em Brasília;
c - o encontro entre Olívio Dutra e Hernan Ramirez, membro das Farc, no Palácio Piratini, no Rio Grande do Sul, em 1999;
d - a presença de outro terrorista, Javier Cifuentes, no Fórum Social Mundial, em 2001, também em Porto Alegre, a convite do petista Renato Simões;
e - o abaixo-assinado para que Olivério Medina, dirigente das Farc, ficasse no Brasil;
f - o requerimento assinado por Dilma para empregar a mulher de Medina no governo federal;
g - os e-mails no computador de Raul Reyes elencando os “amigos” das Farc no governo brasileiro;
h - o e-mail em que Medina conta a Reyes que o emprego dado a sua mulher era uma operação de natureza política;
i - o fato de o governo brasileiro se negar a reconhecer o caráter narcoterrorista das Farc;
j - o conselho que Lula deu aos membros da Farc para que fizessem como o PT e passassem a disputar eleições — como se aqueles valentes estivessem interessados em democracia.
Ou será que o tribunal pretende que eu tenha com a reputação do PT o cuidado que o próprio partido não tem?

Valores
É claro que, em considerações dessa natureza, também entram valores. Eu tenho um desprezo absoluto por demagogos, traficantes, terroristas e ditadores. Outros podem achar que eles devem ser tolerados como parte da fauna humana. Há ainda quem os considere bons ou ruins a depender do que está em disputa.

Vejam o caso de Lula: bem poucos ditadores escaparam de seu abraço fraterno —o que, entendo, torna o presidente conivente com essas ditaduras. Segundo a versão planaltina, Lula está construindo um outro eixo de poder no mundo, e não lhe cabe entrar na economia interna de outros países. Quer dizer: em alguns casos, ele entrou. Em Israel, por exemplo, fez proselitismo em favor dos palestinos. Mas não defendeu a democracia no Irã. Não reconhece o governo de Honduras, mas é advogado da causa cubana. Alguns acham que assim está bom. Eu avalio se tratar de uma postura detestável. A sociedade é feita dessa diversidade. Não me parece que caiba à Justiça decidir que valor é ou não aceitável desde que nos limites do que a Constituição resguarda. Países se tornaram grandes libertando as palavras, em vez de aprisioná-las, como Fidel, Ahmadinejad e as Farc fazem com seus adversários.

Se a imprensa, políticos ou, sei lá, entidades não puderem atribuir a um partido aquilo de que esse próprio partido se orgulha — mas não necessariamente com o seu mesmo viés —, então é melhor desligar as urnas e decidir a eleição num tribunal. A gente pode trocar 134 milhões de eleitores por apenas sete, que decidirão, então, por nós…

4 comentários:

  1. Caro amigo, ao inves de tentar inventar mentiras, vamos confabular resultados práticos, assim teremos SERRA/FHC=Privatizou todas as grandes empresas Paulistas enquanto governador X LULA/DILMA=Reconstruiram a Petrobras que havia sido desmantelada na gestão Serra/fhc e a trnasformaram na 4ª maior empresa do planeta ---SERRA/FHC-Aumentaram a divida do Estado de São Paulo, tornando-a a maior de todos os tempos LULA/DILMA-Pagaram a divida externa, tem dinheiro sobrando hoje empresta dinheiro ao FMI. ---SERRA/FHC- O máximo que alcançou o salario minimo em sua gestão foi meros 70 Dolares LULA/DILMA- O salário mínimo esta próximo dos 300 dolares.
    ---SERRA/FHC- Tiveram a pior divisão de renda da historia, e maior aumento de miseraveis LULA/DILMA- Com o Bolsa familia(que Serra chama de BOLSA ESMOLA disse que acabaria e agora volta atras em epoca de eleição) tiraram milhões da pobreza extrema.

    GAlera, se vocês não tem argumentos, parem com essa palhaçada de ASFARC, ASFALTO, MSX, BLA, BLA, BLA, mostrem projetos, pois até agora Serra não mostrou nada do que pretende, só sabe inventar mentiras e caluniar.

    Serra no poder signica a volta a era de Collor, Sarney, FErnando Henrique, Inflação alta, desespero da população, etc. etc. etc.

    Meu Povo, você decide se acredita nesses mentirosos ou se olha pela janela e vê o novo brasil que surgiu com Dilma e Lula.

    ResponderExcluir
  2. Por isso vamos votar para Plinio Arruda

    ResponderExcluir
  3. Eduardo.
    Falta pra voce conhecimento da história recente do País.
    A estabilização monetária, a venda das estataís que ná época não davam lucros e estavam inchadas (vide Vale do Rio Doce pra começar), prepararam o terreno saneando e pagando as contas. A dívida tão comentada aumentou pois foi feita uma reconfiguração de todas as dívidas (Estados, Municípios e Estataís as tramsferiram para União (centralizando) que ficou como avalista e foram reescalonadas para pagamento em vários anos. Nosso Estado "São Paulo" paga todo ano uma parcela dessa dívida.
    A Petrobras nunca foi desmantelada, hoje ela é a 4ª maior empresa do setor, não graças ao Governo e sim por que tanto o petróleo e gaz natural estão sendo descobertos a cada dia em nosso País e o preço da gazolina aqui é de esfolar qualquer cidadão.
    Comparamos algumas coisas na área social.
    Salário mínimo na época em que o FHC assumiu o PT queria R$ 400,00, só hoje e a pouco tempo esse valor passou para pouco mais de R$ 500,00.
    O que voce me diz da implantação da aposentadoria rural que colocou milhões de pessoas recebendo um salário mínio, considerada a maior distribuição de renda do mundo, e, continua a cada trabalhador rural que consegue a sua aposentadoria.
    Não chamo bolsa família de esmola, mas poderia continuar se chamando de bolsa gaz, bolsa escola e bolsa alimentação não ia mudar nada. A é não seria do Governo PT desculpe.
    No Brasil não recebemos em dolar e sim reais. Como a maioria dos contratados sem concurso público que são usados para aparelhamento do Estado e das Estatais. O correio hoje não chega nem perto do que já foi.
    Só o gasto com despesas do Governo aumenta ano a ano, enquanto os investimento em infraestrutura estão abaixo da média dos governos anteriores.
    A tabela do imposto de renda voce lembra quando foi a ultima correção??
    Nem eu.
    Collor, Sarney são hoje apoio declaro ao governo, isso quer dizer que eles já voltaram faz tempo.
    Ia esquecendo a política econômica...
    Interessante me parece familiar ainda é a mesma desde FHC que sofreu em seu governo várias crises internacionais e a interna, hoje com ceu de brigadeiro e mares calmos, qualquer um pode dizer sei pilotar um Navio.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo.
    Falta pra voce conhecimento da história recente do País.
    A estabilização monetária, a venda das estataís que ná época não davam lucros e estavam inchadas (vide Vale do Rio Doce pra começar), prepararam o terreno saneando e pagando as contas. A dívida tão comentada aumentou pois foi feita uma reconfiguração de todas as dívidas (Estados, Municípios e Estataís as tramsferiram para União (centralizando) que ficou como avalista e foram reescalonadas para pagamento em vários anos. Nosso Estado "São Paulo" paga todo ano uma parcela dessa dívida.
    A Petrobras nunca foi desmantelada, hoje ela é a 4ª maior empresa do setor, não graças ao Governo e sim por que tanto o petróleo e gaz natural estão sendo descobertos a cada dia em nosso País e o preço da gazolina aqui é de esfolar qualquer cidadão.
    Comparamos algumas coisas na área social.
    Salário mínimo na época em que o FHC assumiu o PT queria R$ 400,00, só hoje e a pouco tempo esse valor passou para pouco mais de R$ 500,00.
    O que voce me diz da implantação da aposentadoria rural que colocou milhões de pessoas recebendo um salário mínio, considerada a maior distribuição de renda do mundo, e, continua a cada trabalhador rural que consegue a sua aposentadoria.
    Não chamo bolsa família de esmola, mas poderia continuar se chamando de bolsa gaz, bolsa escola e bolsa alimentação não ia mudar nada. A é não seria do Governo PT desculpe.
    No Brasil não recebemos em dolar e sim reais. Como a maioria dos contratados sem concurso público que são usados para aparelhamento do Estado e das Estatais. O correio hoje não chega nem perto do que já foi.
    Só o gasto com despesas do Governo aumenta ano a ano, enquanto os investimento em infraestrutura estão abaixo da média dos governos anteriores.
    A tabela do imposto de renda voce lembra quando foi a ultima correção??
    Nem eu.
    Collor, Sarney são hoje apoio declaro ao governo, isso quer dizer que eles já voltaram faz tempo.
    Ia esquecendo a política econômica...
    Interessante me parece familiar ainda é a mesma desde FHC que sofreu em seu governo várias crises internacionais e a interna, hoje com ceu de brigadeiro e mares calmos, qualquer um pode dizer sei pilotar um Navio.

    ResponderExcluir