sexta-feira, 3 de julho de 2009

12) Eleicoes em ritmo de Internet

Rumo a 2010: As próximas eleições serão marcadas pelo uso maciço da grande rede na briga pelo eleitor
Internet entra de vez na disputa eleitoral
Yan Boechat e Cesar Felício, de São Paulo e Belo Horizonte
Valor Econômico, 03/07/2009, pág. A12

O segundo turno das eleições em Belo Horizonte do ano passado começou acirrado. Em uma arrancada surpreendente, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) chegou ao final do primeiro turno com uma diferença de apenas dois pontos percentuais em relação a Márcio Lacerda (PSB), o candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo então prefeito da capital, o petista Fernando Pimentel.

Tudo indicava que a eleição seria decidida por uma diferença de votos pequena. Mas, então, um vídeo com o humorista Tom Cavalcante fazendo uma representação caricata de Quintão começou a circular na internet. A atuação de Cavalcante fazia uma paródia corrosiva do candidado do PMDB, mostrando-o como um ser infantilizado, dono de um discurso desconexo e simplista.

O vídeo, postado no site You Tube e distribuído por e-mail e redes de relacionamento, foi um sucesso absoluto. Em poucas semanas centenas de milhares de pessoas o acessaram e, hoje, conta com quase 900 mil exibições, quase o mesmo número do vídeo em que rei espanhol Juan Carlos manda o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se calar.

Na época Quintão tentou contra-atacar postando vídeos relacionando Lacerda ao escândalo do mensalão. Não adiantou muito. Apenas 31 mil internautas assistiram aos ataques ao candidato do PSB. Para muita gente do meio político mineiro, o vídeo na internet foi decisivo na derrota de Leonardo Quintão.

O caso mineiro é apenas um episódio isolado do uso da internet nas disputas eleitorais. Está muito longe ainda da estratégia estruturada de uso da grande rede em uma eleição, como fez o presidente americano Barack Obama. Apesar disso, ele mostra a força que a internet pode ter em uma disputa pelos corações e mentes dos eleitores.

Há quem aposte na mudança no modo de fazer política no país quando cerca de 130 milhões de eleitores forem às urnas na primeira semana de outubro do ano que vem. Quinze anos depois de ter chegado ao país, a internet já é acessada por mais de 40% da população brasileira. Ainda não ameaça a supremacia da propaganda eleitoral gratuita na televisão, que chega à quase totalidade dos domicílios, mas não poderá ser mais ignorada por quem pretende se eleger.

É por isso que hoje não há partido, marqueteiro ou candidato no Brasil que não esteja pensando na grande rede como ferramenta essencial para as eleições de 2010. Estima-se que PT, PSDB e seus aliados, destinem até 5% do orçamento para a rede no ano que vem. Em campanhas para o Legislativo, esse percentual pode superar os 50%.

Apesar de tantas previsões e a certeza de que as campanhas políticas no país serão transformadas pela internet, o fato é que poucos ainda sabem como isso vai acontecer. Oficialmente os partidos afirmam que o formato ainda não está definido. "É de fato ainda cedo para se saber exatamente o que vai acontecer, mas está todo mundo esmiuçando o que foi feito na campanha do Obama na internet para tentar repetir por aqui alguns dos seus resultados", diz o professor da faculdade Cásper Líbero, Sérgio Amadeu, que estuda os impactos da rede no país.

Foi Barack Obama quem descortinou definitivamente o véu da obviedade que encobria o uso da internet nas campanhas políticas. Durante a campanha, teve mais de 1,5 milhão de pessoas cadastradas em sua rede social particular, a Mybarackobama.com e outras 2,5 milhões cadastraram seus telefones celulares para receber mensagens do candidato. Por meio de doações de pessoas físicas via web, arrecadou mais de US$ 660 milhões. Com tanta gente conectada, usou a rede para passar informações estratégicas e fornecer treinamento e material de campanha a seus militantes.

Na viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, em março, assessores do Planalto mantiveram encontros informais tanto com o Google quanto com a equipe de comunicação de Obama. O projeto do blog presidencial foi apresentado na semana passada, em Porto Alegre, no fórum de software livre. Além de não ser grande navegador, Lula não pretende, segundo assessoria, alimentar um blog pessoal ou twitter, e muito menos, ler mensagens no correio eletrônico.

Não há quem creia que fenômeno semelhante possa se repetir em outro país de diferenças abissais como o Brasil. "Tudo aqui é diferente, o voto é obrigatório, a internet não é tão universalizada e a maneira como as pessoas se envolvem politicamente com as eleições é diferente, por isso é preciso tropicalizar a experiência americana para ter resultados", diz Antonio Graeff, autor do recém lançado Eleições 2.0 - A internet e as mídias eleitorais no processo eleitoral (PubliFolha).

E tropicalizar essa experiência significa focar os esforços em um público que há muito tempo estava fora do esteriótipo do internauta brasileiro: os integrantes das classes C, D e E. Com o barateamento dos equipamentos de informática, os computadores começaram a entrar nas periferias das grandes cidades. No ano passado, pela primeira vez na história, venderam-se mais computadores do que aparelhos de televisão no Brasil. Segundo dados do IBGE compilados pelo Comitê Gestor da internet 28% dos lares brasileiros têm ao menos um PC.

Aliado a isso a expansão das populares lanhouses pelos rincões do país e pelas áreas mais pobres dos centros urbanos está transformando de forma radical o perfil do internauta. Das cerca de 60 milhões de pessoas que acessaram a internet em 2008, 67% fazem parte das classes C, D e E. Cerca de 80% dessas pessoas têm renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. De ferramenta quase exclusiva da elite nos anos 90, a internet encerra a primeira década do século tendo como usuário um indivíduo cada vez mais parecido com o brasileiro médio.

E é exatamente nessa transformação do perfil do internauta que os partidos vão apostar. Apesar de o twitter ser a ferramenta da moda, de os blogs com pensatas complexas atraírem a atenção dos formadores de opinião e o Facebook ser o ponto de encontro dos mais conectados, a estrela da campanha eleitoral de 2010 será mesmo o bom, velho e hoje fora de moda Orkut. É essa a rede de relacionamentos que faz sucesso entre a massa de usuários da periferia brasileira. E é nela, claro, que os candidatos querem estar. "Nas lanhouses só da Orkut e MSN, não há para mais ninguém", diz Moriael Paiva, diretor da área de campanhas políticas da Talk Interactive, uma empresa especializada em conteúdo para a internet. "Hoje 48% dos jovens brasileiros com mais de 16 anos acessam a internet pelas lanhouses".

Mouriel Paiva já é o que poderia ser chamado de marqueteiro político digital. Ele vem trabalhando na área desde 2002, quando coordenou a área na campanha presidencial do atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Naquela época, de forma ainda pouco organizada, conseguiu criar uma rede de eleitores de Serra com cerca de 30 mil membros. Batizada de Pelotão 45, serviu para que a coordenação de campanha conseguisse estabelecer um canal de informações aberto e constante com pessoas dispostas a multiplicar as propostas de Serra.

Paiva também coordenou a área digital da campanha do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM-SP) e tem ligações históricas com as duas siglas que estarão unidas contra o candidato do governo. Ele afirma que não há nada definido ainda sobre sua participação nas eleições de 2010, mas integrantes do PSDB e do DEM já o consideram na campanha. "Já estou enfronhado no assunto, mas não sei se vou trabalhar na campanha presidencial", diz.

Nos projetos que vem desenvolvendo, Paiva coloca as redes sociais como o Orkut como o centro nevrálgico de uma estratégia bem sucedida. "Blogs, sites, vídeos, tudo isso é importante, mas é nas redes onde você vai conseguir trazer o eleitor para essas ferramentas, é ali que se ganham votos". A estratégia é montar uma "rede de guerrilha", como fez na campanha de Serra em 2002, para divulgar a campanha e, também, estar presente em todas elas. O alvo da estratégia são os usuários pouco informados, que não têm posição política clara. "É essa pessoa, com pouca escolaridade, que não é ligada em política, que pode amplificar nossa mensagem e fazer diferença, as classes A e B são importantes, mas já estão sedimentadas".

No lado oposto do embate, o PT também começa a se preparar para a campanha digital. "A internet teve importância nas eleições anteriores, mas nada comparado ao que veremos agora, a telefonia 3G está universalizando a rede de forma inédita", diz Gleber Najme, secretário de comunicação petista. Assim como a estratégia digital demo-tucana, a aposta do PT são as redes sociais.

O partido aposta que a militância histórica de seus apoiadores esteja conectada. É por meio dessa militância, ou guerrilha, como diz Paiva, que os dois partidos devem se utilizar de uma das ferramentas mais eficazes: as mensagens virais. São vídeos, imagens ou mesmo anedotas que se valem da bizarrice e do humor para se espalharem com rapidez maior que os vírus pandêmicos, como no caso de Quintão em BH.

Na campanha pela reeleição em 2006, o PT montou uma estrutura de "marketing anti-viral", ou seja: o partido começou a responder em e-mails e vídeos na internet os ataques que recebia no mesmo formato dos adversários do presidente. Uma equipe foi montada exclusivamente para monitorar as mensagens negativas. Nas próximas eleições a experiência vai se repetir, por certo com uma estrutura ainda maior.

O mais jovem dos pretendentes ao Planalto, Aécio Neves, que tinha 34 anos quando a internet chegou ao país, é, assim como Lula, 14 mais velho, avesso à rede. Segundo sua assessoria de imprensa, o governador mineiro, o mais jovem dos pretendentes ao Planalto, a exemplo de Lula não costuma usar correio eletrônico como instrumento de trabalho e não acessa internet por telefone. Também não tem o hábito de usar o celular para receber e passar mensagens. Prefere ler as notícias no "clipping" impresso que recebe de sua assessoria do que no computador.

A pouca familiaridade de Aécio com o meio não impediu seu governo de responder aos ataques eletrônicos que sofreu, tanto em 2006, em sua reeleição, quanto em 2008, na disputa municipal. O último ataque veio por meio de um documentário postado no You Tube sobre a pressão exercida por Aécio contra a imprensa mineira. A resposta veio da Juventude do PSDB, que postou um outro vídeo rebatendo as críticas e fazendo novas acusações contra o autor do vídeo. Na avaliação interna do governo sobre o caso chegou-se a uma conclusão: as respostas só poderiam ser dadas no mesmo formato, pelo You Tube.

TSE tem que autorizar uso da rede
De São Paulo
03/07/2009

O uso da internet nas eleições de 2010 ainda depende de mudanças na lei eleitoral em vigor, considerada muito restritiva. Um acordo entre os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados possibilitou a criação de um projeto de lei para afrouxar as amarras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O texto, que precisa ser votado até setembro, conta com a simpatia do presidente do TSE, Carlos Ayres Brito.

Pelo projeto, ficará permitida a campanha eleitoral em todos os canais da internet, como os sites, e-mail, YouTube, redes de relacionamento como o Orkut e mesmo por meio de mensagens de texto pelos celulares, desde que dentro do período oficial de campanha. Doações de até R$ 1 mil de pessoa física via web também serão permitidas. Apesar das mudanças, o projeto ainda é bastante criticado por não ter liberado de forma irrestrita a propaganda política na rede. "Sabemos que não vamos resolver todos os problemas, mas é um bom começo", afirma o deputado federal Flávio Dino (PC do B-MA), um dos autores do texto.

Um outro projeto de lei sobre a internet que tramita no Congresso tem causado reações bem mais acaloradas. Relatado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o projeto pretende tipificar os crimes cibernéticos, mas traz uma série de pontos dúbios e vem sendo chamado na rede como AI-5 digital.

De acordo com a maior parte dos críticos, o texto na verdade impõe uma série de restrições à livre navegação da internet. "Do jeito que está, ele pode acabar com o acesso aberto à rede" diz o sociólogo Idelber Avelar, professor de Literatura na Universidade americana de Tulane.

Azeredo diz ter apoio da Policia Federal, do Ministério Público e dos fabricantes de software para o texto. Classificou as críticas como "malucas", "irresponsáveis", "ignorantes" e movidas por "interesses inconfessáveis". "Desafio alguém a mostrar no projeto onde existe uma restrição à livre navegação". (YB e CF)

Militantes partidários trocam as ruas pelos computadores
De São Paulo
03/07/2009

Vão-se lá quase duas décadas de esvaziamento crescente dos militantes partidários que enchiam as ruas brasileiras nas campanhas eleitorais. Sua figura, quase sempre esteriotipada, sempre esteve ligada aos partidos de esquerda, que contavam com a colaboração espontânea de seus filiados e simpatizantes. Foi assim na vitória de Leonel Brizola ao governo do Rio em 1982 e na virada de última hora que levou Luiza Erundina a se tornar a primeira prefeita mulher de São Paulo em 1988.

Desde meados da década de 90 que as esquinas estão sendo tomadas por "militantes" profissionais. São, em geral, jovens desempregados das periferias das grandes cidades contratados pelos partidos para agitar bandeiras, estender faixas ou vestir a camisa de algum candidato em troca de alguns poucos reais ao dia. O militante histórico envelheceu, desiludiu-se e ficou em casa, na frente do computador

Os blogs são as armas dessa nova militância. Em geral, são maniqueístas e dividem políticos - e seus aliados - em anjos e demônios. Eles são feitos em todos os cantos do país e, basicamente, podem ser divididos em duas categorias: críticos ácidos dos partidários do governador paulista, José Serra, ou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva..

Dois de seus principais expoentes são jornalistas experientes, Reinaldo Azevedo, colunista da revista "Veja", e Paulo Henrique Amorim, apresentador da "TV Record". Os embates perpetrados nos blogs de ambos reverberam em ampla rede de colunistas online, uma boa parte dela formada por blogueiros anônimos. "Os blogs políticos de cidadãos comuns fazem parte de uma rede ampla de gente que quer ser ouvida, que quer dar sua opinião e que não tinha canal para isso", diz Sérgio Amadeu, professor da faculdade Cásper Líbero e pesquisador da internet.

Afirmando ter a missão de "desmascarar a máfia midiática que infesta nosso país", o blog Cloaca News foca seus ataques no governador de São Paulo, José Serra, e nos partidos que o apoiam, que, para ele, têm a simpatia dos principais veículos de comunicação do país. Criado e tocado por um jornalista gaúcho que não se identifica, a coluna digital tem mais de 200 mil acessos desde que foi criada, no final de outubro de 2008. "Nosso blog, sozinho, não vai a lugar algum, mas temos já a noção do efeito multiplicador instantâneo dos blogs", diz o autor por e-mail, sem se identificar.

Na outra ponta, outro blog também cativa audiência. Batizado de Coturno Noturno, é feito por um morador de Florianópolis (SC) que também não se identifica. Mira os ataques no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O site, que defende posições polêmicas, como o golpe militar em Honduras, já conta com mais de 1,2 milhão de visitas.

Em ambos os casos, os blogs são tão bem escritos quanto violentos nas críticas e sátiras contra seus opositores. Moriael Paiva, que vem atuando em campanhas políticas por meio da internet desde 2002, não acredita que eles tenham poder para mudar opiniões. Para ele, os blogs servem, na verdade, como reafirmação para grupos que já concordam com as ideias ali expostas. "Quem está ali já tem a opinião formada, não há espaço para fazê-lo mudar de lado", diz Paiva, cotado para comandar a campanha na internet do candidato tucano.

Mas apesar desse poder limitado de influência, os blogs políticos fazem parte de uma rede importante composta por militantes que atuam em diferentes áreas. São eles que podem dar sustentação a discussões em redes sociais, como o Orkut. A estratégia dos partidos passa por fazer com que esses usuários fiéis funcionem como disseminadores das propostas dos candidatos. Foi por meio dessa rede de militantes digitais que Barack Obama conseguiu que os 1,8 mil vídeos que postou no You Tube fossem vistos mais de 20 milhões de vezes. (YB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário