terça-feira, 25 de agosto de 2009

77) Estratégias eleitorais: as percepcoes de votos nos candidatos

Eleições presidenciais: de agosto de 2005 a agosto de 2009
CAC Consultoria Política
25.08.2009

É verdade que, em agosto de 2005, a opinião pública ainda vivia o choque das revelações do mensalão, mas uma análise das pesquisas Datafolha realizadas em meados do ano anterior à eleição traz algumas lições interessantes.
As intenções de voto em favor do presidente Lula, por exemplo, oscilavam bastante, mas ele sempre esteve à frente de José Serra nas simulações de primeiro turno, com 34% em julho e 30% em agosto. Apenas nesse último mês, por sinal, Serra venceu uma simulação de segundo turno: 48% a 39%.
No auge da crise do mensalão, portanto, e muitos meses antes da eleição, o presidente Lula não estava muito abaixo do seu resultado no primeiro turno de 2006. A base social do PT lhe garantia, no mínimo, um valor entre 30% e 35%.
É trivial também notar que as especulações ainda se faziam como o nome de José Serra. Geraldo Alckmin, àquela altura, era apenas um cenário em formação. O candidato do PSDB veio a ser definido, como se sabe, em função da evolução da candidatura de Lula, que se recuperou ao final do ano de 2005. Serra julgou mais segura a vitória fácil em São Paulo e Alckmin obteve a candidatura presidencial.
Em resumo, as flutuações não foram tão excepcionais em um período de 14 ou 15 meses, considerando os patamares das intenções de voto em primeiro turno, mas justificaram novos cálculos estratégicos para a definição de candidaturas.

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