sexta-feira, 23 de abril de 2010

419) Morte de uma candidatura: Ciro Gomes (e um pouco do candidato, também...)

Tês notas, ou materias, sequencias, que ilustram o enterro de uma candidatura promissora (até certo ponto).
Na verdade, ele não desistiu, foi desistido...

A) Ciro insiste: não desistiu ainda
Rudolfo Lago
Congresso em Foco, 22/04/2010 - 20h12

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) acaba de divulgar uma nota em que diz que não retirou sua candidatura à Presidência. A nota, porém, não deixa claro o que lhe foi dito hoje pela cúpula do PSB: se disseram ou não a ele que não emprestarão legenda para que ele seja candidato. De qualquer modo, a nota demonstra que a decisão sobre a candidatura ou não, pelo menos para Ciro, ainda não é definitiva.

Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria de Ciro Gomes:

"Ciro Gomes deixa claro que não desiste da disputa

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) desmentiu que tenha retirado sua candidatura à Presidência da República, conforme nota que circula pela Internet. Ciro afirma que continua candidato, que considera sua postulação importante para o PSB e para o país, e que jamais desistirá de concorrer à Presidência. Se o seu partido decidir por não apresentar candidatura própria, que assuma o ônus da decisão, que ele respeitará como filiado."

B) PSB diz a Ciro que ele não será candidato a presidente
Rudolfo Lago
Congresso em Foco, 22/04/2010 - 19h24

O PSB não esperou pela reunião que estava marcada para a próxima terça-feira (27). Segundo informa o site da revista Época, a direção do partido já comunicou hoje (22) ao deputado Ciro Gomes que ele não será candidato à Presidência da República pela legenda. De acordo com a reportagem da revista, a decisão da cúpula do PSB foi tomada após reuniões que aconteceram entre a noite de quarta-feira (21) e hoje.

O comunicado final a Ciro foi feito, conforme Época, numa reunião que começou pela manhã e se estendeu até o almoço. Após a reunião com Ciro, a cúpula do PSB foi para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - sede provisória do governo enquanto se reforma o Palácio do Planalto - para um encontro com o presidente Lula.

De acordo com a pesquisa eleitoral mais recente, feita pelo instituto Ibope, no cenário sem Ciro Gomes, o candidato do PSDB, José Serra, aparece com 40% das intenções de voto. Dilma Rousseff, do PT, tem 32%. E Marina Silva, do PV, 8%.

Leia a íntegra da reportagem de Época

C) Fora da disputa, Ciro tirará licença
Rudolfo Lago
Congresso em Foco, 22/04/2010 - 20h42

Um dirigente do PSB confirma que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) já foi mesmo informado pelo partido que não terá legenda para disputar a Presidência da República. Segundo esse dirigente, a reação de Ciro não foi ríspida. Ele aceitou a decisão da cúpula, embora tenha deixado clara sua tristeza e contrariedade. Ciro comentou que, oficializada a posição do PSB, ele tirará uma licença do mandato de deputado. Quando voltar, deverá ficar distante do cenário nacional, concentrando suas atenções no Ceará e na tentativa de reeleger seu irmão, Cid Gomes, no governo do estado.

Um comentário:

  1. Se eu fosse compor uma chapa ideal para concorrer a presidência da República Federativa do Brasil, exigiria Ciro Gomes para presidente e Marina Silva para Vice-presidente, são candidatos bem intencionados e capacitados, não seriam marionetes como o presidente atual, que fez um discurso político, mas na prática executou o inverso. Falta maturidade aos brasileiro para não se contentarem com “migalhas sociais”, pois margeamos a décima economia do mundo e não precisamos de esmolas sociais, mas sim de políticas de desenvolvimento e preocupação com o meio ambiente.

    ResponderExcluir