quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

219) Estilo da campanha PT: uma amostra do que vem por aí...

Da coluna diária do jornalista Carlos Brickmann, 13.01.2010:

A verdade não importa

Um jornalista que trabalha no Diap, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, publicou artigo sob o título "Lula x FHC: por que os tucanos evitam as comparações", amplamente favorável a Lula, atribuindo os dados à revista britânica The Economist. Textual: "Estes dados não foram inventados por mim, muito menos por algum petista ou pelo governo. São da conceituada revista britânica The Economist".

Tudo bem - a não ser que a Economist não havia publicado esses dados. A explicação do repórter é brilhante: "Realmente não me dei ao trabalho de ir na Economist e checar tudo".

Até aí, tudo bem. O engraçado vem em seguida: manifestações segundo as quais não importa saber se os dados provêm ou não da The Economist. Importa, claro: tanto importa que o autor do artigo faz questão de citar a revista, beneficiando-se de seu conceito e credibilidade. Uma das manifestações merece ser transcrita: "Dados inventados ou não, isso não interessa. Interessa o povo saber o que mudou na vida do cidadão brasileiro".

Ah, bons tempos em que 1984 e sua Novilíngua eram apenas metáforas!

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